Depois de um período de perspectivas nebulosas para as lojas físicas – surgiram até previsões de que as lojas virariam meros showrooms de produtos – o varejo presencial consegue reverter expectativas e vem se tornando um dos principais focos de inovações.
Diversas tecnologias relacionadas à construção de experiências de marca únicas e memoráveis fervilham em todo o ecossistema do ponto de venda.
Consolidado o que palestrantes de diversas sessões mostram, seguem abaixo as ferramentas mais quentes associadas ao ponto de venda anteriormente conhecido como offline.
Realidade aumentada
Particularmente útil para o comércio eletrônico, pois permite aos consumidores “experimentar” os produtos online (ex.: tirar medidas do corpo, mudar a decoração da sala etc), as soluções de R.A. são usadas para expandir o conceito de loja física.
Um exemplo conhecido é o premiado caso da loja da Tesco no metrô da Coreia, mas há muito mais sendo feito por aí. A Airwalk usou a tecnologia para lançar pop-up stores virtuais em diversos parques de skate dos Estados Unidos.
Nova geração de vitrines interativas
Telas navegáveis como se fossem grandes iPads são tecnologias de primeira geração. Há muitas novidades nessa categoria como os displays transparentes que permitem ao usuário navegar na própria vitrine da loja, sem que se perca a vista do outro lado do display.
Utilizando uma tecnologia análoga ao Kinect do Xbox, uma academia chamada Bally Total Fitness criou um grande buzz com displayes quem podem ser comandados por seus alunos apenas com gestos.
Avatar
Os clientes já podem ser recebidos e orientados por avatares de vendedores que são projetados em uma tela no formato humano.
QR Code
QR Code
QR code não precisa se restringir às etiquetas das gôndolas, anúncios ou aos cartazes das lojas. A JC Penny lançou uma ação de natal com gift tags chamada Santa Tag. Por meio de QR code na embalagem dos pacotes o presenteado pode acessar mensagens de texto, voz ou mesmo um vídeo gravado por quem deu o presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário