quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Combate às filas: os benefícios do self checkout
A maior reclamação de consumidores (no Brasil e no exterior), especialmente em lojas do formato soft e hard discount, é a demora nos caixas. Uma das soluções mais discutidas nos últimos anos é a implantação do self checkout.
Comum em supermercados de grandes cidades europeias e norte-americanas, os self checkouts ainda estão em teste no Brasil. A pesquisa “Global EPOS and Self Checkout 2009" da Retail Banking Research afirma que o número desses dispositivos deve quadruplicar mundialmente até 2014, alcançando 430 mil unidades.
“Inovação” para os brasileiros, a máquina que lê códigos de barras, pesa hortaliças e aceita cartões e cupons existe há quase 20 anos. A primeira experiência foi feita em 1992 pelo Chopper Supermarkets, em Clifton Park, Nova York.
Se por um lado há economia de espaço, de custos trabalhistas, facilidade de adequação aos layouts atuais das lojas e, principalmente, agilização do atendimento que segundo especialistas pode chegar a ser 20% quando se combina checkouts tradicionais e o self checkout, há também preocupações quanto à aceitação e educação do consumidor ao utilizá-lo.
O modelo de self checkout está em evolução paulatina, pois é uma mudança cultural. Assim como aconteceu em bancos, a implantação do ATM durou anos, mas acabou se tornando familiar e até demandada pelos usuários.
Walmart: Self checkout para portadores de necessidades especiais
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