quarta-feira, 27 de julho de 2011
Insights sobre as mães modernas
Em artigo para a Contagious Magazine, Kirsty Fuller, da consultoria global de insights Flamingo, aponta tendências de marketing relacionadas às mães modernas.
A abordagem atualmente utilizada por muitas marcas para falar com essas mães é a de enfatizar as múltiplas demandas enfrentadas por elas e a administração do tempo no dia a dia. Dessa maneira, emergem temas focados em eficiência, conveniência, formas de economizar tempo e até de conquistar certa liberdade da família para que ganhe tempo para ela mesma, o “me-time”.
Segundo Fuller, três grandes movimentos podem ser importantes fontes de inspiração para marcas e suas agências de comunicação:
1. A mãe coreógrafa
No futuro, haverá menos obsessão com relação ao “me-time” e mais esforço para criar “tempo juntos ou “together-time”, com as crianças, parceiros, amigos em um contexto familiar mais flexível. A era digital tem diminuído a atenção dos membros da família. Por isso, um dos novos papéis da mulher tem sido o de criar momentos espontâneos de conexão, rituais e celebrações que estimulem a união da família.
2. A mãe mobile
Mães não são mais introspectivas donas de casa. Elas se tornam o hub móvel (móbile-hub) da família, por isso o lar, o referencial, é qualquer lugar onde a mãe esteja. Segundo as pesquisas do instituto, mães utilizam ferramentas de mídia social nos seus smartphones em uma proporção 40% maior do que a dos proprietários usuais desse tipo de aparelho. Câmeras e vídeos são os features mais utilizados. As mães não só estão mais abertas a tecnologia como se tornaram demandantes de novas soluções para entretenimento, conexão social e aplicativos para gerenciar o dia a dia.
3. Mãe das redes sociais
As mulheres estão saindo da casa de seus pais mais tarde, estudando mais, tendo seus filhos mais velhas e não há mais um caminho linear para se tornar mãe. Ao constituir suas famílias, as “mães-hub” têm buscado fóruns e formado comunidades sobre aspectos específicos da maternidade como educação, alimentação, saúde, moda, em vez de apenas se agrupar em uma categoria genérica de mães.
Para saber mais sobre o estudo, leia a matéria completa no http://www.contagiousmagazine.com/2011/07/the_future_of_mums.php
Marcadores:
Consumer Insight,
Insight sobre Maes,
Maes Modernas,
Segmentação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário