quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A mágica retornou às lojas da Disney


Em uma tentativa de trazer a mágica de volta às suas lojas, a Disney implementou um novo conceito chamado “Imagination Park”. O objetivo é utilizar a tecnologia mais avançada para criar uma experiência interativa e surpreendente nos pontos-de-venda.
A proposta é ousada: fazer com que a visita a uma loja da Disney se torne os “melhores 30 minutos do dia de uma criança”.

Destination Disney: um quiosque interativo que possibilita uma visão 3D de toda a loja e seus produtos. O dispositivo também permite cadastrar-se para receber informações dos parques, cruzeiros Disney e Vacation Park.


Disney Store Theater: teatro que hospeda eventos e apresenta vídeos curtos sobre novidades e filmes da Disney. Usuários podem customizar sua experiência e escolher músicas e vídeos que querem assistir, conectando-se a chats ao vivo com estrelas da Disney.


Interactive Disney Princess Castle: espaço onde se encontra o “espelho mágico”. Ao utilizar uma coroa contendo um chip RFID ou algum acessório Disney, ativa-se o espelho e uma princesa conta uma história para a criança que está em frente.


Novo layout: as lojas Imagination Park são divididas em temas chamados de “storytelling neighborhoods”. Anteriormente, as lojas da Disney eram organizadas por tipo de produtos (ex.: mugs, camisetas, brinquedos, etc.) e agora está organizada por “bairros temáticos” com games, atividades e mercadorias relacionados ao tema-chave.

Layout antigo:


Novo layout:

Apesar de a loja ter sido elaborada sob a perspectiva de uma criança, pretende-se atingir todos os públicos.

Não há loja como a Bering’s!


Existem milhares de lojas de móveis e decoração por aí, mas nenhuma se iguala a Bering’s. Fundada em 1940 por August Bering, a loja de 3.000 m², é difícil de definir. Vende móveis, artigos de cristal Baccarat, papelaria e até produtos de limpeza.

Focada em cozinha e jardim, a loja oferece grande variedade de itens e, para reforçar seu posicionamento de expert, destaca artigos exóticos, raros e difíceis de encontrar.

Parte importante do posicionamento da loja é seu status de loja familiar independente, por isso divulgam que o “atendimento à moda antiga” é comandado pelo herdeiro de August Bering: August C. Bering IV e seus dois filhos.

Sam's Club disponibiliza wi-fi nas lojas dos Estados Unidos


Segundo o Retail Net Group, o Sam’s Club, em parceria com a AT&T, pretende concluir a instalação de wi-fi em todas as suas lojas nos Estados Unidos até novembro de 2010. Poucos varejistas oferecem acesso wi-fi atualmente e o Sam’s pretende ser o primeiro grande clube de compras a concluir esse movimento.

A ação tem como objetivo auxiliar a venda de artigos “conectáveis” à internet como os HDTV’s e tablets, e também atrair consumidores que utilizam smartphones para comparar preços, entender detalhes dos produtos e ver recomendações de outros internautas.

Cruz Vermelha lança coleção de roupa reciclada


Na Nova Zelândia, uma parte muito pequena das roupas doadas servia para ser revendida nas 38 lojas da Cruz Vermelha.

Para incentivar as pessoas a doarem roupas em melhores condições e mais novas, a Cruz Vermelha, em parceria com a loja de vestuários Country Road, criou a seguinte estratégia: a cada peça de roupa doada em bom estado, a pessoa ganha um voucher de 10 DNZ (moeda local) para a próxima compra acima de 50 DNZ na Country Road.

Além de incentivar a doação de artigos em bom estado, a iniciativa diminui o lixo e também ajuda a Cruz Vermelha a conseguir mais recursos.

Best Buy – Posto para veículos elétricos


Posto de combustíveis no mesmo terreno de um varejista não é novidade, sobretudo no varejo alimentar. Mas posto de energia, sim. Por isso, a Best Buy resolveu inovar e lança um posto para carregar carros elétricos

A previsão é de que eles entrem em operação em 2011, em 12 lojas de 5 cidades onde a rede está presente: Los Angeles, San Diego, Phoenix, Tucson e Seattle. Trata-se de um piloto que é chamado de EV Project (Projeto Veículo Elétrico). A rede já comercializa bicicletas, scooters e motos elétricas e pretende avançar nesse mercado.

O futuro das compras


Quer saber como será o futuro das compras? A Resource Interactive lançou um vídeo no seminário Shop.org, em Nova York, mostrando como as compras estão mudando por influência das mídias sociais e democratização da comunicação móvel.

Veja o vídeo completo aqui. Leva apenas 3 minutos.

Estes Ark – Referência mundial em bichos de pelúcia


Citada como uma das 25 superstars do varejo independente por George Whalin, renomado expert do varejo nos Estados Unidos , a Estes Ark é uma loja de brinquedos especializada em bichos de pelúcia.

Viajantes da Highway 34, passando pelas montanhas rochosas na comunidade de Estes Park, Colorado, encontrarão uma arca gigante bem ao lado da estrada. Além dos tradicionais ursinhos de pelúcia, pode-se encontrar uma variedade improvável de animais de pelúcia como lagartos, lobos, pinguins, perus, escorpiões, entre outros.

Além dos bichos de pelúcia, há um grande sortimento de artigos para bebês, meias tematizadas com animais, roupas e até arcas decorativas.
Saiba mais no: http://www.estesark.com/

Rite Aid e Walgreens lançam chat com farmacêutico


Como diversas categorias do varejo, o farmacêutico lentamente avança no canal online. A presença online não se restringe a uma plataforma de e-commerce, mas foca em criar relacionamento por meio de conteúdos sobre saúde.

O chat com farmacêuticos credenciados das redes Rite Aid e Walgreens funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em ambos os serviços, o usuário precisa ter uma conta registrada, mas há diferença em suas estratégias.

No caso do Walgreens, o farmacêutico tem acesso ao histórico médico do paciente; já no Rite Aid, o farmacêutico fala apenas sobre as informações oferecidas voluntariamente pelos usuários.

De Vegetarische Slager - O açougue vegetariano


Supermercados e lojas de produtos saudáveis oferecem uma variedade cada vez maior de substitutos de proteínas animais para atingir o mercado vegetariano ou consumidores que queiram diminuir o consumo de carnes. No entanto, De Vegetarische Slager (o açougue vegetariano) se dedica aos substitutos da carne com a mesma maneira que um açougue se dedica à carne.

Sua maior inovação é sua linha completa de proteína baseada em Lupin (tremoço), um grão muito comum na época dos romanos.

De Vegetarische Slager tem como público-alvo “Foodies” (aficionados em alimentos e bebidas) e segmentos de alta renda, que são naturalmente dispostos a pagar mais por produtos e ingredientes “gourmet”.

Bancos abertos 24 horas...em supermercados


A oferta de serviços financeiros tem se tornado chave na proposta de valor de varejistas de diversas categorias como materiais de construção, eletroeletrônicos e varejo alimentar. Ampliando o conceito one stop shop, varejistas passam a oferecer serviços financeiros 7 dias por semana, 24 horas por dia.

A Kroger foi um passo além da tradicional oferta de cartão de crédito e garantia estendida. A loja disponibiliza um amplo mix de soluções de marca própria, que vai de seguros a hipotecas habitacionais.

Candler Park Market – O modelo de mercado de bairro


No mundo moderno, em que vizinhos mal se conhecem e o tratamento gentil, mas impessoal, tem sido a tônica de diversos serviços, as lojas de bairro ocupam um espaço de oportunidade.

Candler Park Market se posiciona como “um segredo bem guardado da cidade” e destaca o fato de ser propriedade e ser gerido por pessoas do próprio bairro.

O varejista tem se destacado como um supermercado de bairro modelo ao seguir a receita de oferecer conveniência em produtos essenciais, mas também luxos tentadores.

Contudo, seu diferencial é fazer tudo o possível para se tornar um local de encontro das pessoas do bairro. Os gestores se esforçam para manter uma atmosfera convidativa e amigável, funcionários competentes e atenção pessoal aos clientes.
Para saber mais sobre o Candler Park Market, acesse: http://www.candlerparkmarket.com/

Alimentos prontos: rompendo os limites entre o supermercado e o restaurante


Cada vez mais, as rotisserias e buffets de alimentos prontos têm crescido e se sofisticado nos supermercados. Atualmente é possível encontrar até sushis e sashimis nesses espaços. Esse movimento tem sido particularmente forte em grandes centros urbanos. Há varejistas que disponibilizam inclusive uma área para que as refeições adquiridas no supermercado sejam aquecidas e consumidas no próprio ponto-de-venda.

Wegmans, uma rede estadounidense, se aprofundou tanto na disponibilização de alimentos prontos que fica difícil distinguir a oferta desse supermercado com a de um restaurante. A varejista oferece pizza bar, espaço de burritos, shushi bar, comida tailandesa e alimentos vegetarianos.

Whole Foods Market, um supermercado focado em alimentos orgânicos e naturais, foi uma das redes que foram mais longe no conceito. A loja oferece frango frito com tofu, paninis, salada de quinua, estação de churrasco e até beber vinho na sua flagship no Texas. Em uma das estações é possível até levar o peixe fresco recém-comprado para que seja cozido.