quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Terrain – Varejo lifestyle focado em bem-estar
Terrain é a nova loja conceito do grupo que lançou ícones do lifestyle retail como Anthropologie, Free People e Urban Outfitters.
Mesmo fazendo parte de uma rede, o espaço possui o estilo de uma loja independente.
Localizada em Filadélfia, o conceito é o de uma vila com um mix eclético de produtos para relaxamento pessoal, para a casa e para espaços abertos, organizados de forma especial para que o usuário explore e se maravilhe. Espalhados no ambiente estão almofadas, flores, luminárias, fontes, livros, jóias, óculos de sol, plantas, móveis, alimentos...
Difícil definir a Terrain, pois uma parte é loja de artigos para a casa, outra é loja de presentes, livraria, móveis, mas tudo em um estilo clássico do interior da França.
Além dos produtos, há experiências como passear pelas estufas de plantas, tomar um café e até aprender sobre decoração e jardinagem nos cursos oferecidos pela marca. Em resumo, uma experiência completa.
Marcadores:
Formato Inovador,
Modelo de Negocio,
Varejo EUA,
Varejo Lifestyle
Tesco Carbon Footprint
Sustentabilidade e consumo consciente têm sido palavras de ordem no varejo e na sua relação com os consumidores nos últimos meses. No entanto, esses conceitos ainda são bastante abstratos para a maior parte dos consumidores. Questões como “o que é sustentabilidade” e “o que é consumo sustentável” são um tanto nebulosas para o público em geral. Portanto, diversos varejistas se uniram para engajar o consumidor na sustentabilidade e mostrar como ativar esse conceito. O Tesco Carbon Footprint é uma dessas iniciativas.
Para auxiliar o consumidor a escolher qual o produto é “mais sustentável”, a supermercadista, em parceria com seus fornecedores, criou selos da pegada de carbono para diversos itens. Dessa forma, o consumidor conseguirá julgar, dentre suas opções, qual delas tem menos impacto no meio ambiente.
A meta da Tesco é implantar selos “Carbon Footprint” entre os 70 mil produtos vendidos em seus supermercados. Um dos grandes desafios é desenvolver um sistema de medidas que seja aceito e entendido universalmente. Por isso, a empresa está investindo em estudos para direcionar a implantação do projeto.
Marcadores:
Cadeia de Suprimentos,
Supermercado,
Sustentabilidade,
Varejo Europeu
AisleBuyer - Checkout móvel pelo celular
Solucionar o problema das filas é hoje um dos maiores desafios do autosserviço em diversas categorias do varejo. Elas têm sido o principal ponto de insatisfação na experiência de compra e questão-chave para melhorar a proposta de conveniência.
Contudo, e se fosse possível escanear as compras com o celular à medida que os itens são colocados no carrinho? Essa é a proposta do aplicativo criado pela AisleBuyer.
O programa, que pode ser baixado gratuitamente na iTunes Store, transforma o celular do usuário em um scaner de códigos de barra e também serve para buscar informações mais detalhadas sobre o produto.
Por se tratar da primeira versão em implantação no mundo, ainda há diversas funcionalidades limitadas como aquela que permite acessar avaliações de outros consumidores sobre o item.
Ao contrário de aplicativos como ShopSavvy, RedLaser e Pic2Shop, cujo foco é a comparação de preços do produto desejado (e a possibilidade de comprá-lo em outro lugar, se for mais barato), o AisleBuyer posiciona-se como um serviço para aumentar o valor agregado do varejista ao oferecer mais conveniência no ponto-de-venda.
Para mais informações, visite o aislebuyer (http://www.aislebuyer.com)
Marcadores:
Checkout,
Filas no Varejo,
Mobilidade,
Tecnologia
Maior loja de Natal do mundo
Shoppers podem encontrar mercadorias de Natal em diversos tipos de loja no fim de ano, desde o autosserviço às lojas especializadas ou mesmo temporárias. Contudo, nenhuma chega perto da Bronner’s Christmas Wonderland, a maior loja de Natal do mundo.
A loja independente atrai mais de 3 milhões de visitantes por ano, que vão a Frankenmuth, Michigan, atrás de sua ampla variedade de 6 mil ornamentos, 400 modelos de cenários de Natal (presépios incluídos), 50 mil tipos de adereços e acessórios, artigos colecionáveis, além de milhares de kits de iluminação diferentes.
O mais recente passo da empresa foi sua expansão no campo digital como página no facebook, twitter e plataforma de comércio eletrônico.
Marcadores:
Loja Independente,
Natal,
Sazonalidade,
Varejo EUA
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Vacant Club – Lojas que só duram um mês
Tornar a ideia do varejo pop-up em uma fórmula de longo prazo é a proposta da Vacant, uma loja conceito que abre apenas por um mês em espaços livres de grandes cidades como Nova York, Londres, Tóquio, Shanghai, Paris, Berlin, Estocolmo e Los Angeles.
O fundador, San Ewen, combinou a ideia de lojas pop-up e galerias de arte e criou o conceito de uma “experiência varejista temporária”. As lojas focam em produtos exclusivos, difíceis de encontrar e edições restritas de marcas estabelecidas e designers emergentes. As quantidades são limitadas e nem todos os itens do mostruário estão à venda. A localização das novas lojas são divulgadas pelo twitter ou e-mail para membros Vacant Club pouco antes da inauguração dos espaços.
Marcadores:
Loja Independente,
Loja Pop Up,
Modelo de Negocio
Loja de conveniência para mulheres
A loja de conveniência japonesa Happily tem o público feminino como alvo. Em um mundo com tempo cada vez mais curto, conveniência não tem preço – e esse é o conceito por trás dessa marca.
A primeira loja, inaugurada em Tóquio, oferece uma ampla gama de cosméticos e suplementos nutricionais. A marca Happily é propriedade da rede de lojas de conveniência am/pm, mas apenas 20% dos produtos são comuns aos das outras lojas da rede am/pm.
Para fazer com que as mulheres se divirtam e relaxem enquanto fazem suas compras, a loja oferece provadores com óleos aromáticos, mesa para deixar as roupas e espellhos que cobrem toda a altura da consumidora. Além disso, os caixas são sempre gerenciados por mulheres.
O website:http://www.ampm.co.jp/newbusiness/happily
Marcadores:
Conveniência,
Modelo de Negocio,
Mulheres
Tesco Local Choice – O poder do local
Há algum tempo, a Tesco concentra esforços em seu programa de fairtrade. O projeto denominado Localchoice apoia pequenos fazendeiros e produtores de leite locais, cuja produção atenda aos mais elevados padrões ambientais de qualidade e bem-estar animal.
Contudo, a Tesco não apenas disponibiliza o produto nas gôndolas, mas também o promove em seu material de comunicação. Além das histórias e fotos das famílias produtoras, o consumidor é informado sobre a razão desse leite possuir um preço maior do que o do leite regular: ao optar pelo leite com a marca Localchoice, o consumidor também está apoiando os produtores e suas comunidades que receberão um valor maior do que a média por sua produção.
Marcadores:
Supermercado,
Sustentabilidade,
Varejo Europeu
ThreeSixty - Supermercado para quem é orientado para saúde
ThreeSixty é o primeiro supermercado centrado em pessoas orientadas à saúde lançado em Hong Kong. Oferece um amplo sortimento de orgânicos – na verdade, o maior de toda a Ásia.
Seu mix é composto de alimentos orgânicos, cosméticos, além de produtos de limpeza “ecológicos”. Especialistas em homeopatia e “naturopatia”, do Centro de Bem-Estar ThreeSixty, dão orientação gratuita sobre suplementos e produtos de beleza.
Os públicos-alvo são segmentos de alta renda, mas a tendência é que chegue ao mainstream à medida que o apelo de “saudabilidade” se popularize. O foco tem sido mães e seus filhos. Há até um pacote para festas de aniversário com um espaço dedicado na loja, alimentos e bebidas saudáveis e tour educacional.
Marcadores:
Saude,
Supermercado,
Sustentabilidade
Assinar:
Postagens (Atom)