terça-feira, 27 de julho de 2010

RFID - Acrescente uma história ao seu donativo


O projeto RememberMe foi lançado para tornar a doação de itens nas lojas bem mais interessante ¬- ¬tanto para quem doa quanto para quem recebe. Lançado no festival Future Everything, em Manchester, o RememberMe permite aos doadores incluir histórias pessoais em um chip inserido nos bens.

A ação foi desenvolvida pela TOTeM (Tales of Things and Electronic Memory) e pela Ong Oxfam, para ser utilizada em sua loja de itens de segunda mão. Cada doador era convidado a contar a história do objeto em um microfone, inclusive quando e onde a doação foi adquirida e histórias pessoais associadas a ele. Com o áudio adicionado ao chip RFID, os itens passavam a ser exibidos na loja. Visitantes poderiam então utilizar seus próprios celulares ou um leitor de RFID para escutar as histórias e serem estimulados a comprar o item doado.

Além de compras, o aplicativo da TOTeM pode ser utilizado para scanear, comentar e adicionar a localização do item no iPhone. Consumidores também podem marcar itens no site da TOTeM e ligá-los a vídeo, áudio ou texto.

O conceito da ação é evitar que as pessoas pensem no valor de um item apenas pelo lado financeiro, fortalecendo, portanto, a valoração sentimental dos objetos. É um conceito interessante para varejistas que miram consumidores sensíveis ao apelo de autenticidade e procedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário