quinta-feira, 1 de julho de 2010

JC Penney lança quiosques de e-commerce dentro de lojas físicas



Novo round na batalha entre o varejo físico e as “pure-play” de internet (empresas que só comercializam na web). Redes como JC Penney e Macy’s estão instalando terminais com suas ferramentas de e-commerce dentro de suas lojas físicas.

Quando um consumidor não consegue achar o que procura, os vendedores os orientam a se dirigir para quiosques digitais dentro da loja (em vez de ir para seus computadores domésticos). Trata-se na verdade de uma ação tática, quando há falta de estoque na loja. O conceito é não perder o lead gerado na loja e garantir a venda mesmo que em outra plataforma.

No Brasil, o Magazine Luiza fez algo muito mais ousado. A rede investiu em um novo formato para conseguir expandir sua rede rapidamente, por isso abriu suas lojas virtuais. Não se enganem com o nome, as lojas eram físicas, mas sem produtos em exposição. Lá o consumidor poderia navegar por catálogo de produto, com o suporte de um vendedor, que para a baixa renda é na verdade um tutor. O modelo é baseado em custo baixo, pois as lojas são pequenas e, claro, não há estoque.



Na verdade, as lojas virtuais do Magazine Luiza surgiram antes mesmo do e-commerce da rede. A primeira, inaugurada em 1992, em Igarapava (SP), tinha computadores ligados diretamente ao centro de dados da companhia. Com a inauguração do site magazineluiza.com, em 1999, bastou integrar a rede de lojas à plataforma de comércio eletrônico. Antes de entrar na cidade de São Paulo, o primeiro passo foi “testar” o mercado com essas lojas de baixo custo.

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