quarta-feira, 25 de maio de 2011
Apple Store faz 10 anos
Havia muito ceticismo 10 anos atrás quanto à capacidade de um fabricante de sucesso como a Apple conseguir se destacar no difícil varejo de tecnologia. Contudo, para Rodin Lewis, co-autor de “The New Rules of Retail”, a Apple Store cresceu mais rápido do que qualquer outro varejista na história.
De acordo com o USA Today, no último trimestre, as vendas aumentaram em 90%, chegando a 3,2 bilhões de dólares em relação ao mesmo período de um ano atrás (parte disso atribui-se ao aumento de 33% no tráfego em decorrência do sucesso do iPad).
Boa parte do sucesso da Apple Store é atribuído a Ron Johnson, executivo que realizou a remodelagem da Target antes de assumir a vice-presidência de varejo da Apple, em 2000.
Design tem sido o ícone das 323 lojas Apple em todo o mundo. A companhia possui 16 lojas Premium, com design ainda mais pronunciado, pois esses espaços são vistos como ferramentas para a promoção da marca. Acredita-se que uma dessas lojas, a da 5ª avenida, em Nova York, fature algo em torno de 400 a 500 milhões de dólares por ano.
O formato Apple Store é recheado de inovações como o Genius Bar, estação onde os Mac Geniuses - experts em Apple - resolvem qualquer dúvida de hardware ou software Apple que os usuários possam ter.
Outro destaque é o time de colaboradores. Amantes dos produtos Apple e imersos na cultura de marca, os colaboradores são mais bem treinados e remunerados do que em qualquer concorrente. Possuem até uma regra informal de conversar com os visitantes em até 2 minutos.
As Apple Stores também têm se destacado como ponto de encontro e espaço de convivência. Há visitantes que permanecem 4 horas dentro da loja, frequentemente, envia-se e-mails; até um romance já foi escrito em uma Apple Store.
Enquanto varejistas de tecnologia estão enxugando suas estruturas, a Apple planeja uma expansão de 40 lojas em 2011.
Marcadores:
Experiência de PDV,
Serviços,
Varejo de Tecnologia,
Varejo Lifestyle
Subway cultiva alface na própria loja
A cadeia americana de sanduíches Subway abriu recentemente uma loja única no centro de Tóquio. O restaurante é o primeiro no mundo a cultivar alfaces frescos para seus próprios sanduíches.
A área de cultivo é localizada no centro da loja e está completamente integrada à sua arquitetura e decoração. A alface hidropônico demora 49 dias para chegar ao ponto de colheita e cresce sem qualquer utilização de produtos químicos.
O conceito Subway Yasai Lab ainda é restrito a essa única loja que também oferece minissaladas, iogurte e suco de tomate em seu menu.
Marcadores:
Food Service,
Saude,
Sustentabilidade,
Varejo de Alimentos
Ridemakerz: rede de Do-It-Yourself cars para crianças
Ridemakerz é uma loja situada em Myrtle Beach, Carolina do Sul, onde crianças e tweens aprendem a construir e “tunar” seus próprios carros.
A experiência começa com a escolha do chassis, carenagem, estilo de pintura e efeitos de som. Após a montagem em uma oficina customizada, a personalização continua: o cliente pode adicionar adesivos, grades e outros elementos. O preço básico do chassis varia de 12 a 68 dólares.
Ridemakerz foi fundada por uma precursora no segmento de brinquedos customizados, a Build-A-Bear Company, e compartilha com ela infraestrutura, informações de marketing e back-office.
Saiba mais no Website: www.ridemakerz.com
Marcadores:
Customização,
Experiência de PDV,
Infantil,
Inovação,
Modelo de Negócio
MyFab.com: consumidores atuam como a área de compras da empresa
O site baseado em Paris MyFab permite que seus usuários, coletivamente, escolham o que o varejista online vai disponibilizar em seu portfólio.
A cada semana, MyFab envia catálogos de itens que serão disponibilizados por votação. Os usuários são convidados a indicar o que eles gostam mais. Os produtos mais votados são colocados em produção pelos fornecedores. Ao diminuir assimetria de informação entre o fornecedor/fabricante e os consumidores finais, a MyFab afirma ganhar em eficiência e repassar a economia ao usuário final, com preços que chegam a ser 70% menores.
Marcadores:
Compras,
Crowdsource,
Internet,
Operações,
Varejo de Móveis
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Crianças veem seus desenhos se tornarem brinquedos de verdade
Make My Own Monster é um site que produz bichinhos de pelúcia a partir dos desenhos feitos pelas próprias crianças.
A experiência começa quando a criança recebe um kit de desenho com papel, lápis coloridos e um questionário que pergunta não apenas sobre a aparência do monstro, mas sua personalidade e até sua história. Quando completo, o kit é enviado para North America Bear Company que produzirá o bichinho e enviará para a casa da criança com um tag que conta a história do monstro e o nome do autor.
Marcadores:
Customização,
Infantil,
Inovação,
Inovação no varejo,
Kids
WE: varejista de moda inova com Twitter Mirror
Destaque na NRF de 2011 e vencedora do Digital Award 2010 do POPAI, a solução lançada na varejista internacional WE permite ao usuário receber opiniões de seus amigos, mesmo que esteja fazendo compras sozinho.
O aplicativo, desenvolvido pela Nedap Retail, possibilita o envio ao twitter e facebook dos looks experimentados pelo cliente para suas redes sociais.
Marcadores:
Comunicação,
Inovação no varejo,
Interatividade,
Internet,
Moda,
Redes Sociais
Vending machine reconhece você e faz sugestões
Em uma movimentada estação de metrô de Tóquio, a empresa JR East Water lançou a aCure. Uma vending machine totalmente touchscreen, que utiliza uma câmera e uma tecnologia de reconhecimento facial para identificar a idade e o sexo do usuário. Com essas informações, a máquina sugere aos usuários produtos que julga adequados ao seu perfil.
A máquina, desenhada pelo designer Fumie Shibata, possui um display de 47’’ e pode ser facilmente adaptada para supermercados, boutiques, entre outros.
Marcadores:
Auto Serviço,
Curadoria,
Inovação,
Vending Machines
Shoney’s: a virada de uma rede de restaurantes
Uma das redes de restaurantes mais antigas de Nashville admite que se afastou de seus tempos de glória e explica em campanha como planeja retornar.
Shoney’s já teve 1.600 lojas nos Estados Unidos, mas encolheu até chegar a 230 nos últimos anos. O CEO David Davoudpour aparece no primeiro comercial da nova campanha com um trator de demolição prometendo “começar tudo de novo”.
A estratégia inclui uma sequência de filmes que imitam uma série de ação. Os comerciais mostram as mudanças que foram implementadas e terminam com um desafio: “Sabe o que Shoney´s está fazendo para se tornar grande de novo? Venha ver você mesmo.”
Além da ousada campanha, o esforço de virada inclui a contratação de um novo chef executivo com uma carreira em alta gastronomia. Os comerciais da ação “Shoney’s Starting Fresh” podem ser vistos no site http://www.shoneysstartingfresh.com/
Assinar:
Postagens (Atom)