quinta-feira, 28 de abril de 2011
Em Londres, o Supermercado do Povo
O People’s Supermarket é uma bandeira lançada em Londres que é 100% de propriedade dos próprios usuários. Além de todos eles ganharem 10% de desconto nos preços dos produtos, também podem decidir a forma como o negócio é gerido.
A novidade não é a utilização do modelo de cooperativa, antigo em diversas partes do mundo, mas a abordagem de “Marketing de Causa” que é entregar os preços mais baixos possíveis e beneficiar toda a comunidade com isso.
Cada associado paga uma taxa de 25 libras por ano e a ele é sugerido trabalhar voluntariamente por 4 horas ao mês no supermercado. Como quase toda a equipe que opera a loja é de voluntários os custos com empregados é mantido baixo (uma vantagem que é repassada para os preços).
A marca The People’s Supermarket se apoia em dois valores muito discutidos: a sustentabilidade, com a valorização de produtos e da comunidade local, e o fato de ser “Crowd-Founded & Mannaged”, termo inspirado na febre das mídias sociais, que destaca os benefícios de utilização da “rede” para a solução de problemas e superação de desafios.
Website: www.thepeoplessupermarket.org
Gerbola Vin: Uma forma diferente de vender vinhos
Gerbola Vin é a loja de vinhos dos dinamarqueses Emil e Magnus Gerbola. Os irmãos começaram a importar vinhos da Itália e vendê-los pela internet e telefone. Uma história banal até o momento em que decidiram ter uma loja física.
Em vez de fixar suas instalações em destinos tradicionais como um shopping center ou uma rua comercial de Copenhagen, eles decidiram inovar. Encontraram um abrigo antibombas construído em 1942, em um pequeno parque, e decidiram construir sua loja lá.
O espaço não possui eletricidade ou qualquer conforto moderno, mas se adapta ao acondicionamento de vinhos perfeitamente. A loja abre apenas às sextas-feiras e com visitas pré-agendadas.
Marcadores:
Arquitetura,
Experiência de PDV,
Modelo de Negocio
A surpresa da KLM
Passageiros utilizam as mais diversas formas de matar o tédio durante a espera por um voo no hall de embarque. Hoje, o mais comum é ver pessoas conectadas à internet, checando sua rede social ou postando comentários no Twitter. Pensando nisso, a KLM resolveu surpreender os usuários com uma ideia simples e, ao mesmo tempo, engenhosa.
Uma equipe da empresa rastreia o Twitter para encontrar posts sobre a KLM nos aeroportos. Ao identificar o autor da mensagem, é feita uma varredura em suas redes sociais para encontrar temas de interesse desse autor e presenteá-lo de alguma forma. No momento do embarque, o passageiro-twitteiro é surpreendido com pequenos presentes como um livro de culinária, um guia turístico ou algo relacionado com a viagem.
Segundo a KLM, a proposta é realizar pequenos atos de bondade ao próximo com a intenção de que isso se espalhe.
Marcadores:
Comunicação,
Interatividade,
Internet,
Marketing de Serviços,
Relacionamento
Na Fashionology LA tweens criam suas próprias roupas
Fashionology LA é uma loja totalmente planejada para o público pré-adolescente, conhecido como tween. A proposta da marca não é dizer o que os clientes dessa idade devem vestir ou ser, mas deixá-los livres para criar sua própria moda.
O ambiente vibrante, colorido, “energizado”, e atendentes amigáveis e comunicativos criam uma atmosfera intencional de criatividade para inspirar os usuários. Então, o jovens clientes são conduzidos para os monitores interativos para criar seu design.
Com o design pronto, o tween recebe seu projeto impresso e leva para a confecção.
Finalmente, se o jovem cliente quiser, pode até contribuir no processo.
Marcadores:
Educação,
Modelo de Negocio,
Segmentação,
tween,
Varejo de Móveis,
Varejo EUA
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Uma oferta por somente 4 segundos
A oferta do dia, a oferta da hora, enfim, a oferta com tempo limitado, são formas tradicionais de despertar o senso de oportunidade no varejo. Contudo, o site sueco Speedsale radicalizou.
O varejista online propõe uma espécie de jogo com o consumidor. As ofertas são dispostas por apenas 4 segundos. Caso o consumidor clique, o produto vai para o carrinho e o valor fica garantido. Se o consumidor perder, nunca mais consegue comprar o item nesse preço.
As ofertas são apresentadas uma de cada vez e a experiência de compra é complementada com uma música frenética. Se o usuário tentar voltar no seu navegador, surge a mensagem “Você teve a sua chance e perdeu”, “Retorne em 1 bilhão de anos”. A interface descolada e os textos bem-humorados buscam atrair consumidores modernos e antenados.
Marcadores:
Curadoria,
Oferta,
Relacionamento,
Senso de Oportunidade
Bicicletas na fachada e 40% de crescimento
Citada pelo New York Times e diversos jornais europeus, uma loja de bicicleta da Alemanha inova na comunicação e expõe 120 modelos de bicicleta em sua fachada.
Segundo o blog treehugger.com, tudo começou quando um funcionário perguntou a Peter Horstmann, o proprietário, o que deveriam fazer com as 40 bicicletas recebidas de clientes, em troca por produtos novos. “Pendure-as na parede”, disse Horstmann. Aos poucos, o número subiu para as atuais 120.
Há todo o tipo de modelo exposto na fachada. Incluindo uma bicicleta de 1933. A loja, que fica em Altlandsberg, a 60 km de Berlin, conseguiu fortalecer sua imagem e, consequentemente, as vendas. De acordo com o proprietário, o volume aumentou em 40% enquanto o varejo de bicicletas na Alemanha recuou em 22%.
Dieta fashion: as mesmas 6 peças de roupa por um mês
Na pós-crise de 2008, o estilo de vida frugal e a austeridade se tornaram mantras praticados por grupos de pessoas engajados no consumo consciente. Nesse espírito, Heidi Hackemer criou um experimento chamado Six Items or Less (6 itens ou menos).
Heidi Hackemer, uma publicitária de Manhattan, e sua amiga Tamsin Davies se propuseram a cumprir um desafio. Usar apenas 6 peças de roupa por um mês inteiro. Os 6 itens escolhidos por Hackemer foram um top preto, uma saia cinza, um par de shorts, um blazer preto, um vestido preto e uma jegging preta.
O desafio se tornou tão popular que Hackemer refez o experimento no outono e lançou o movimento Six Items or Less por meio do site http://sixitemsorless.com/ e obteve adesões do mundo inteiro. Segundo o New York Times, mais de 250 pessoas já realizaram o experimento ao redor do mundo.
Marcadores:
Comportamento do Conusmidor,
Sustentabilidade,
Tendencia
7-Eleven lança campanha global pelo Japão
A maior rede de lojas de conveniência do mundo, a 7-Eleven, está levantando fundos para auxílio ao Japão.
Os gestores da empresa estão encorajando suas franquias, licenciados nacionais e internacionais a empreenderem esforços nessa ação. A campanha, que segue até 30 de abril, compreende as 39 mil lojas da bandeira no mundo.
Segundo declarações de Joe DePinto, presidente e CEO da 7-Eleven, para o informativo Convenience Store Decisions, os fundos coletados irão para organizações japonesas que proveem resgate e refúgio às vítimas, além de esforços para a reconstrução das regiões atingidas pelo terremoto de 11 de março seguido pelo Tsunami.
Marcadores:
Conveniência,
Responsabilidade Social
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Estudante cria novo logo da JC Penney
Imagine criar uma marca vista por milhões de pessoas, uma nova identidade para uma empresa centenária no varejo, e ainda antes de se formar na faculdade.
Foi exatamente isso que aconteceu com um estudante do terceiro ano de design gráfico da Universidade de Cincinnati. Ele criou o novo logo do 19º maior varejista dos Estados Unidos.
O estudante Luke Langhus venceu mais de 200 trabalhos inscritos por outros estudantes, escritórios de design e funcionários da própria empresa.
J.C. Penney Co. Inc. buscava um novo logo para marcar a reformulação de seu merchandising e suas parcerias, incluindo os espaços Sephora e a exclusividade da marca de vestuário Liz Claiborne e Claiborne.
O plano é substituir todas as embalagens e folheteria e completar a transição da sinalização externa das lojas em três anos.
wallets2wear: inovação para mulheres
A wallets2wear.com conseguiu solucionar o anseio de consumidoras que precisam levar chaves, cartões, documentos, dinheiro ou um simples batom, mas se encontram em situações que não favorecem a utilização de bolsos e carteiras.
A empresa criou uma linha completa de acessórios que carregam convenientemente itens fundamentais para quem está fora de casa em atividades como shows, corrida, danceteria e até eventos formais. Trata-se de uma linha de pulseiras e braceletes com um pequeno compartimento para guardar os objetos.
A empresa de São Francisco foi criada pela empreendedora Julia Machotka que buscava uma solução para carregar pequenos objetos em suas aulas de dança. A invenção, que tem tido grande repercussão na mídia em programas como Today Show e kare da NBC, é comercializada no site http://wallets2wear.com/
Walmart anuncia formato expresso nos EUA
De acordo com o site to Twice.com, o Walmart planeja abrir centenas de lojas expressas nos EUA, que serão customizadas ao mercado local.
Os espaços, em torno de 1.400 m2, serão abertos em áreas urbanas e rurais, incluindo Chicago, Nova York, San Diego e Washington DC. A construção da primeira loja já começou em Bentonville, quartel-general da rede varejista.
Para Bill Simon, presidente e CEO do Walmart, há bastante expectativa em relação a esse novo formato. No passado, no pico da expansão dos supercenters, 350 lojas eram abertas por ano. Portanto, a promessa é de rápido crescimento dos formatos expressos quando o modelo estiver afinado.
A varejista também está testando um programa em parceria com a FedEx. Mercadorias adquiridas no site Walmart podem ser enviadas gratuitamente aos escritórios da FedEx.
Marcadores:
Formato Expresso,
Supermercado,
Varejo de Alimentos,
Varejo EUA,
Walmart
Home Depot adiciona códigos para clientes mobile
Clientes com o perfil “faça-você-mesmo” podem agora aprofundar seus conhecimentos por meio de QR Codes implantados nas lojas da Home Depot.
A varejista de artigos para casa fez uma parceria com a Scanbuy para incluir códigos nas lojas, anúncios e em seus tablóides. Quando identificados pelo smartphone dos usuários, os códigos permitem acessos a demonstrações dos produtos, vídeos “how-to”, acessórios relevantes, guias de compra, projetos e até a possibilidade de aquisição online dos itens.
Os consumidores podem fazer o download do leitor de códigos no site da Home Depot ou enviar uma mensagem de texto com o código HDscan no número 43588.
Marcadores:
DYI,
material de construção,
Mobile Shopping,
Varejo EUA
Assinar:
Postagens (Atom)