quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NRF 2012: Must see - New York City Retail

Uma das melhores partes da NRF não está na NRF. Está nas lojas de rua de Manhattan. Afinal, em um lugar com o metro quadrado mais caro do mundo, cada centímetro tem que ser muito bem pensado - o que faz surgir lojas extraordinárias e soluções inovadoras para o varejo.




A própria NRF oferece um tour e o escolhido foi o “Must See – New York City retail “Pop-up, Especialty and Others. Os tours focam nas novidades de cada ano, por isso alguns conceitos sensacionais, mas apresentados anteriormente - como o da Eataly <http://qgretail.blogspot.com/2011/01/eataly-sensacao-de-nova-york.html> – raramente são repetidos.



Vamos, portanto, aos destaques do Shop Tour 2012.





Uniqlo








A flagship, inaugurada na quinta avenida, é como um cassino. Você vai fundo e quando vê já se perdeu lá dentro.











As escadas e os video walls seduzem os usuários para que eles entrem fundo em cada corredor. Escadas com iluminação especial e displays de produto conseguem realizar a mágica de fazer as pessoas deixarem a escada rolante de lado e subirem por elas.











Outro destaque é a estratégia de exposição do material de comunicação. Há relativamente pouco espaço para a exposição das peças de marketing, por isso quase toda a comunicação rotaciona nos displays digitais.
















David´s Tea





Com uma pequena loja, aberta recentemente no número 275 da Bleecker Street, a boutique de chás canadense já foi listada entre os 45 novos negócios “cool” da cidade pela revista Business Insider.














O que faz a David´s Tea especial não é apenas a imensa variedade e acessórios cool vendidos na loja. O que impressiona é que muitos produtos não são nomeados pelo sabor, mas por uma experiência. Há aqueles que prometem um “passeio nas montanhas” e até “uma noite no cinema” – chá que contém até pipoca em sua formulação.












Treasure & Bond










Essa loja conceito da Nordstrom parece um “flea market” de mercadorias descoladas e com preço premium. Contudo, ela não pode ser confundida com mais uma loja que vende um lifestyle completo, da decoração da casa às roupas.













O que realmente diferencia a Treasure & Bond é que 100% de seu lucro é repassado a instituições de caridade, posicionamento retratado em todos espaços da loja.














World´s Smallest store












Pisque e perca de vista. Esta não é do Shop Tour da NRF, mas uma dica da revista Time Out.



A loja de 5 metros quadrados, que fica no número 131 da Christopher Street, oferece mercadorias de designers locais a preços que nunca superam os USD 150.



A loja, que na verdade é um porão (não reformado), foi concebida por Ivan Youngblood, proprietário e antigo vendedor de rua da Union Square. A Time Out aconselha ao consumidor ligar antes de aparecer, pois os horários da loja são tão imprevisíveis quanto a mercadoria disponível na loja.






Ace Hotel










Varejo é comunidade. E o Ace Hotel levou essa máxima a outro patamar quando reformou sua propriedade no número 20 da rua 29.



O espaço foi todo pensado para tornar-se um local de encontro e trabalho para nova-iorquinos. Começando pelo Wi-Fi gratuito e um bom café, a rede de hotéis planejou uma área aprazível para que os usuários pudessem vivenciar o lifestyle do hotel e sentirem-se parte da cena descolada da cidade.













A experiência começa logo na recepção, que mais parece uma loja, pois está circundada de mercadorias escolhidos que representam o aspecto cosmopolita da cidade (e o gosto dos proprietários da rede).













Toda a decoração foi feita utilizando designers locais e obras de artistas da região. Há até uma galeria de arte no local.



Sob o aspecto de estratégia varejista, ressalta-se que o Ace não fez isso tudo sozinho. Ele integrou todo um ecossistema de negócios vizinhos e de dentro do hotel - restaurante, loja de roupas, oyster bar, coffee shop, confeitaria e academia – para proporcionar essa experiência cosmopolita ao usuário.




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