domingo, 15 de janeiro de 2012

NRF 2012: Crowdsourcing é a nova forma de engajamento no varejo

A oferta de personalização e customização marcou uma era como ferramenta para engajamento de consumidores no varejo. No entanto, o que se discutiu nessa sessão é que Crowdsourcing tem se mostrado uma forma ainda mais poderosa de provocar envolvimento.







Para exemplificar a tendência, Kerry Cooper, CMO da Madcloth e Tom Ryan, CEO da Threadless subiram ao palco para falar de seus modelos de negócio.
A Madcloth foi criada com a proposta de democratizar a moda não apenas na questão de preço, mas na própria forma como os produtos são desenvolvidos e divulgados.

Com o programa “Be a Buyer”, os próprios usuários do site escolhem os produtos que serão comercializados por meio de votações no site. Os resultados são surpreendentes: os itens do programa “Be a Buyer” têm sido vendidos duas vezes mais rápido do que os itens regulares.
Há até um programa para que os usuários do site deem os nomes dos produtos e das coleções. Os compradores e designers apresentam um “concept board” da coleção com fotos de produto e referências que os inspiraram para receber as contribuições dos clientes.


Mas a participação dos usuários não termina aí. A marca oferece incentivos para as pessoas postarem comentários e fotos dos looks utilizando os produtos comprados. Segundo Kerry, fotos de pessoas reais, em situações reais, são bem mais úteis para orientar outros consumidores do que imagens de modelos produzidos.



Em tempo, nada de Facebook, a rede social preferida deles é o Instagram devido à linguagem despojada e à criatividade demonstrada nas imagens

Já Tom Ryan, CEO da Threadless, falou sobre seu negócio de camisetas criadas a partir de layouts enviados pelos usuários - até o momento mais de 120 mil pessoas enviaram designs ao site.
O ritmo de lançamentos é alucinante. São 12 modelos apresentados duas vezes na semana, o que dá motivo para os consumidores voltarem frequentemente ao site para ver novidades.


Assim como na Madcloth, os usuários mais ativos, aqueles que votam para escolher os modelos de camiseta mais bacanas são considerados a chave do sucesso da companhia. Para Tom eles são até mais importantes do que os consumidores do site.

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