terça-feira, 17 de janeiro de 2012

NRF 2012 - Ralph Lauren: mantendo moderna uma marca clássica

“Não vendemos roupas. Criamos histórias que inspiram você. Vendemos uma entrada para um mundo de sonhos. (...) Um estilo de vida que remete a experiências de curtir uma propriedade da nobreza inglesa, esquiar em Vermont, fazer safáris na África, curtir o aberto de Wimbledom...”














David Lauren, vice-presidente de marketing da Ralph Lauren Corporation, contou como a marca foi pioneira em utilizar entretenimento/storytelling e criar de soluções como “merchantainmet” para ser relevante em um mundo online.


David falou também sobre o backstage, os conflitos e as dúvidas decorrentes da decisão estratégica de mergulhar no marketing digital.


“Não entramos no mundo online para vender roupas de forma conveniente e com preço menor. Seria mais fácil abrir um outlet”. Para a companhia, mais do que uma plataforma transacional, a web é vista como um espaço essencial para contar boas histórias, e foi seguindo essa crença que eles criaram um dos melhores cases de engajamento utilizando novas tecnologias.




Eles foram os primeiros a publicar um guia de estilo na internet. Algo muito além do catálogo de produto, pois traz conteúdo relevante sobre o lifestyle da marca como dicas de especialistas em moda, entrevistas com celebridades e jornalistas do segmento.
Uma das primeiras vitrines interativas da história foi feita pela Ralph Lauren para uma ação no US Open. Anos depois desenvolveram vitrines 24h para que o cliente pudesse navegar pela coleção da marca mesmo após as lojas físicas terem fechado. A marca também foi uma das pioneiras em colocar QR Code em anúncios, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.








Para comemorar 10 anos de seu site, realizaram um evento histórico chamado Ralph Lauren 4D em Londres e depois em Nova York, que consistia em uma projeção espetacular em cenários abertos das cidades.
Essa foi decisivamente uma das melhores sessões com foco em marketing. David Lauren mostrou como o uso de branded entertainment foi essencial para reenergizar a ligação entre a marca e seus seguidores, atrair novos fãs e gerar experiências inspiradoras integradas ao ponto-de-venda.

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