quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Trunk Club – Modelo de negócios para a venda de roupas


A marca Trunk Club é direcionada a homens que não possuem tempo - nem conhecimento ou paciência - para encontrar as roupas certas e estar atualizado com a moda.

Para solucionar o problema, a empresa disponibiliza consultores de estilo ou “personal shoppers” focados em encontrar o que o usuário precisa.

Para aumentar a conveniência, o serviço é totalmente online. Os consultores utilizam a webcam e o Skype para analisar o usuário e escutar suas necessidades. São feitas diversas perguntas para entender o perfil do consumidor: questionamentos relacionados ao trabalho, frequência a eventos formais, saídas à noite, lazer e até se a esposa gosta das roupas que ele veste. Ainda perguntam a cor preferida, clima onde o usuário vive e a abertura a experimentar visuais mais ousados.

Depois do encontro virtual com o personal shopper, o Trunk Club envia ao usuário uma caixa com diversas sugestões de roupas e acessórios. Enquanto o cliente experimenta a roupa, o consultor assiste a tudo pela webcam, dando dicas e alertando o que funciona e o que não. O melhor é que o cliente só paga pelas roupas que ele ficar. O que não quiser é enviado de volta, sem nenhum custo.

Não há mensalidades e o tempo do consultor é gratuito. Mas o serviço não é exatamente barato, pois o Trunk Club utiliza marcas premium e de designers. Cartões para presente começam em 250 dólares. Os custos são semelhantes ao que se gasta em lojas de departamento high-end.

Há ainda o serviço de entregas regulares de meias e cuecas chamado Manpacks.com, com preços entre 11 e 40 dólares mensais.

Há algum tempo, discute-se que vender roupas pela internet é algo bastante difícil ou até inviável, devido à necessidade que o consumidor teria de experimentar o item antes de comprá-lo. O Trunk Club mostrou uma forma de ultrapassar essa barreira, focando em um nicho e oferecendo um produto de alto valor.

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