quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nova Zelândia: me empresta uma sacola retornável?


O desafio para a substituição das sacolas de plásticos não é apenas fazer com que as pessoas adquiram sacolas ambientalmente corretas, mas fazer com que essas sacolas efetivamente retornem nas sucessivas compras. Por isso, um grupo de alunos da Nova Zelândia decidiu participar de uma ação para mudar isso.

Estudantes do primeiro colegial da Collingwood Area School passaram o dia pintando
sacolas que, em vez de serem vendidas, eram emprestadas aos usuários do varejo local. O foco foi auxiliar os consumidores que não se lembravam de levar suas sacolas retornáveis e também de promover uma transição leve e amigável para esse novo hábito de compra.


“Você sabe. Não sou sua, certo?” ou “Agora que me usou, me leve de volta.”. Cada sacola possui um slogan diferente e bem-humorado para lembrar o usuário de que o item deve ser devolvido.
Foi uma ação pequena, com apenas 150 sacolas de tecido doadas pela Golden Bay Bag Ladies, que marcou o dia em que a cidade de Collingwood se tornou a primeira do país a ser “livre de sacolas plásticas”.

A simpática ideia, que possui limitações a serem implantadas em larga escala, pode constituir uma interessante ação de marketing varejista com fortes ligações com a comunidade como lojas de bairros, comunidades, condomínios e pequenas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário