terça-feira, 18 de outubro de 2011

Carrefour Planet: a reformulação do hipermercado chega ao Brasil?


Os esforços para revitalização do formato hipermercado têm ocorrido em diversas partes do mundo. A gigante francesa Carrefour foi uma das primeiras a anunciar um plano profundo de mudanças. A ideia era evoluir do tradicional conceito “tudo sob um mesmo teto” para “multiespecilidades sob um mesmo teto”.



O Carrefour Planet é a tangibilização desse conceito. Um local em que os departamentos funcionam como “lojas dentro da loja”, o que confere ao hipermercado uma sensação de upgrade na experiência de compra. É um caminho inverso ao da política de Every Day Low Price (Preço Baixo Todo Dia), pois aposta em diferenciação e lifestyle em detrimento da promessa do preço baixo.



O projeto, desenvolvido pela Malherbe design, confere personalidade e especificidade a cada sessão do espaço de compra. Há mais abertura para oferta de serviços e espaços para fornecedores e parceiros que possam melhorar a experiência do consumidor – exemplos: Apple para produtos de conexão, Virgin para música. A sensação é de uma visita a uma loja de departamento ou mesmo shopping center.


Há especulações sobre se o modelo que vem sendo implementado desde 2009 na França chegará ao Brasil. Segundo matéria do Blog Falando do Varejo, uma loja da bandeira em Santo André (SP, em reforma, mostrava uma série de modificações visuais muito parecidas com as das lojas Carrefour Planet fora do Brasil. Havia também materiais de comunicação que ressaltavam: "Um novo conceito de supermercado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário