quinta-feira, 7 de julho de 2011

Home Depot: os colaboradores assumem as mídias sociais


Entre 2009 e 2010, o varejista passou por discussões internas sobre como seria sua estratégia de mídia social em sua comunidade “Faça Você Mesmo”. A proposta inicial, possuir um grupo no quartel general em Atlanta, foi rejeitada pelo CEO Frank Blake. Para Blake, os colaboradores das lojas eram a principal fonte de conhecimento da companhia, por isso ele gostaria que pensassem em uma forma de utilizá-los em sua comunicação corporativa.

Passaram então a identificar os colaboradores com habilidades para redes sociais. A característica dos escolhidos permitiu a identificação de um certo perfil: 10 anos de experiência na categoria, gostar de tecnologia, ser bons comunicadores e abertura para trabalhar também fora das lojas.

Contudo, a empresa não gostaria de afastar os escolhidos de seus cargos originais, do contato com os clientes e da “temperatura” do dia a dia do varejo. Por isso, foi criado um cargo híbrido para os 25 empregados selecionados: 2 dias nas redes sociais e 3 dias nos seus cargos atuais. Os gerentes também tiveram que ser convencidos a abrir mão de alguns de seus melhores funcionários 2 dias por semana.

Na sequência, os funcionários receberam 2 dias de treinamento e uma câmera flip para a realização de vídeos de respostas a dúvidas e demonstrações. Segundo a Home Depot, agora, 7 meses depois, a Comunidade Faça Você Mesmo está excedendo as expectativas, com mais de 2.000 tópicos produzidos e discussões com centenas de posts.

Todos os posts são revisados em 24 a 48 horas para correções técnicas e ortográficas, mas não tem havido uma grande necessidade de ajustes. A ação está obtendo tão bons resultados que conteúdos que extrapolam o escopo do “Faça Você Mesmo” serão distribuídos em outras plataformas como o blog corporativo.

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