quarta-feira, 25 de maio de 2011

Apple Store faz 10 anos


Havia muito ceticismo 10 anos atrás quanto à capacidade de um fabricante de sucesso como a Apple conseguir se destacar no difícil varejo de tecnologia. Contudo, para Rodin Lewis, co-autor de “The New Rules of Retail”, a Apple Store cresceu mais rápido do que qualquer outro varejista na história.

De acordo com o USA Today, no último trimestre, as vendas aumentaram em 90%, chegando a 3,2 bilhões de dólares em relação ao mesmo período de um ano atrás (parte disso atribui-se ao aumento de 33% no tráfego em decorrência do sucesso do iPad).
Boa parte do sucesso da Apple Store é atribuído a Ron Johnson, executivo que realizou a remodelagem da Target antes de assumir a vice-presidência de varejo da Apple, em 2000.


Design tem sido o ícone das 323 lojas Apple em todo o mundo. A companhia possui 16 lojas Premium, com design ainda mais pronunciado, pois esses espaços são vistos como ferramentas para a promoção da marca. Acredita-se que uma dessas lojas, a da 5ª avenida, em Nova York, fature algo em torno de 400 a 500 milhões de dólares por ano.

O formato Apple Store é recheado de inovações como o Genius Bar, estação onde os Mac Geniuses - experts em Apple - resolvem qualquer dúvida de hardware ou software Apple que os usuários possam ter.

Outro destaque é o time de colaboradores. Amantes dos produtos Apple e imersos na cultura de marca, os colaboradores são mais bem treinados e remunerados do que em qualquer concorrente. Possuem até uma regra informal de conversar com os visitantes em até 2 minutos.
As Apple Stores também têm se destacado como ponto de encontro e espaço de convivência. Há visitantes que permanecem 4 horas dentro da loja, frequentemente, envia-se e-mails; até um romance já foi escrito em uma Apple Store.
Enquanto varejistas de tecnologia estão enxugando suas estruturas, a Apple planeja uma expansão de 40 lojas em 2011.

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